GANHE 5% DE DESCONTO

CATÁLOGO DE PREÇOS ATACADO

Regiões Tradicionalistas se mobilizam para eventos

RTs investem em planejamento e mobilização de base para participar dos eventos do MTG

A agenda de eventos do Movimento Tradicionalista Gaúcho com abrangência estadual é intensa. Congresso Tradicionalista, Entrevero de Peões, Ciranda de Prendas, Convenção e Enart são alguns deles e representam um enorme desafio para as Regiões Tradicionalistas. Mas apesar da distância e do custo expressivo, a grande maioria consegue marcar presença e se fazer representar. Os coordenadores Silvania Zart Valle Affonso, da 21ª RT, Flávio Menezes, da 16ª RT e Paula Oliva Bundt, da 18ª RT, falam sobre suas estratégias, especialmente na área financeira.

A 21ª Região Tradicionalista tem conseguido marcar presença em todos os eventos do MTG. Segundo a coordenadora, Silvania Zart Valle Affonso, a principal razão por trás deste sucesso é a união de todos. “Nesses dois anos fizemos ações entre amigos, conseguimos apoio do poder público e quando a RT não consegue todo recurso necessário os tradicionalistas aportam do próprio bolso”, afirma. A maior dificuldade, segundo ela, é a distância e um dos eventos mais caros a Fecars – Festa Campeira do Rio Grande do Sul. “Temos um excelente contato com as prefeituras”. Canguçu, por exemplo, ajudou ano passado com o ônibus e esse ano com caminhão para os cavalos. Para Ciranda desse ano a prefeitura de Pinheiro Machado ajudou com combustível para o caminhão que levou as três mostras. Pedras Altas e Pedro Osório se encarregaram de bancar a busca da Chama Crioula. “Tenho humildade para pedir ajuda. O máximo que pode acontecer é receber um “não”, afirma. Por outro lado, a Região também mantém os gastos sob controle. Segundo Silvania, uma medida adotada desde que assumiu foi envolver mais voluntários. “Somos uma região pequena e humilde, mas que trabalha muito, não se acanha, faz acontecer”, afirma a coordenadora.

Economia e planejamento
O coordenador Flávio Menezes, da 16ª Região Tradicionalista, para fazer frente a todos eventos do MTG tem investido em economia e planejamento. “Somos uma região pequena, com dificuldades financeiras, mas fazemos força e participamos”, garante. Segundo o coordenador, os tradicionalistas compreendem que a RT não tem condições de arcar com todas as despesas e em diversas ocasiões bancam do próprio bolso. É o caso, por exemplo, de eventos como a Ciranda de Prendas e Entrevero de Peões, para os quais as próprias famílias dos participantes se organizam. Neste ano, pela primeira vez, será realizado um evento para arrecadar recursos. A ideia é realizar em outubro um jantar baile cuja receita será revertida no custeio das despesas da Fecars 2019.

Mobilização na base
A 18ª Região Tradicionalista também tem obtido êxito em sua meta de participar de todos os eventos do MTG. Segundo a coordenadora, Paula Bundt, a forte organização de algumas entidades tem sido o diferencial. “A 18 é muito grande, geograficamente falando. De um extremo a outro, são mais de 300 quilômetros, o que inviabiliza, por exemplo, locarmos um ônibus ou van para todos, o que seria um fator de economia”, afirma. Além disso, a receita da Região provém dos cartões tradicionalistas e das mensalidades das entidades, e é insuficiente para fazer frente às despesas de participação nos eventos. “Mas não deixamos de participar, seja da maneira que for. Procuramos ter sempre o máximo de entidades presentes”, afirma. Além da organização das próprias entidades a coordenadora também destaca a mobilização das famílias, especialmente de prendas e peões, que não medem esforços.

Texto: Sandra Veroneze

Fonte: ECODATRADIÇAO




Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no Facebook:

#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio

Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no TWITTER:
#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosFreio de Ourofestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 


Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.

Comentários

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página