Shana Müller: entrevista
Entrevista com Shana Müller
"Vou levantar a bandeira quantas vezes for necessário", diz Shana
Cantora diz que não se ofendeu com críticas sobre postura nacionalista

Os comentários criticando a postura nacionalista da cantora de músicas regionais a motivaram a escrever uma coluna sobre o tema em seu espaço mensal no Segundo Caderno, publicada neste sábado em Zero Hora.
O texto colocou a polêmica em evidência e motivou outra série de comentários, de críticas e de apoio. Em entrevista a ZH, Shana relatou que esse era justamente o seu objetivo: fomentar a reflexão sobre o tema.
Zero Hora — A foto com a bandeira do Brasil postada em sua página no Facebook motivou mais de 50 comentários, incluindo algumas críticas. Como você encara esses comentários?
Shana Müller — Li todos os comentários e a maioria das manifestações foi a favor. Essa foto foi tirada em um festival na Argentina, quando alguém atirou a bandeira no palco, por eu estar representando o país. Com a postagem da foto no Facebook, algumas pessoas iniciaram uma discussão sobre o patriotismo. São pessoas ligadas ao separatismo, que curtem páginas como “O Sul é meu país” e “República Rio-Grandense”. A internet é um espaço livre e me serve muito mais como uma inspiração do que me afeta como artista. As pessoas têm direito de concordar ou discordar. Escrevi a coluna na Zero Hora porque queria que as pessoas refletissem sobre o tema.
ZH — Que tipo de manifestação lhe causou mais espanto? Você ficou ofendida com algum comentário?
Shana — Não fiquei ofendida com nenhum comentário. Achei até graça de algumas coisas, porque são posturas extremistas, como de alguém que me mandou embora do Estado ou de outro que disse que queimou os meus CDs. Enquanto artista e, no meu caso, como jornalista e formadora de opinião, é meu papel como expor meu pensamento e estou disposta a ouvir as pessoas que discordam ou até me xingam. Se eu me importasse com as críticas eu não estaria nem na rede, não fiquei chateada.
ZH — Em sua coluna, você disse que foi chamada de “braúcha” e “caramuru”. Você se considera assim?
Shana — Enquanto artista eu não gosto de nenhum rótulo. Sou cantora de música regional brasileira do meu lugar, o Rio Grande do Sul. A arte não tem rótulo, pois é uma manifestação livre. Não gosto nem do rótulo de tradicionalista, movimento que fiz parte e já fui primeira prenda. Por estudar a história do Estado, sei como defendemos a nossa fronteira e temos orgulho se sermos guerreiros. Sinto orgulho de representar essa região, mas isso não me exclui de ser brasileira.
ZH — Você também disse que um fã queimou seus CDs e outro mandou que você não cantasse mais músicas rio-grandenses. O que você pensa sobre a postura deles?
Shana — Eu jamais faria um texto sem ter convicção do que estou dizendo. Sinto muito, mas isso não vai mudar o que eu penso. Vivemos em um país livre e vou levantar a bandeira do Brasil quantas vezes for necessário. Se quiserem queimar meus CDs, paciência. Digo o que eu penso e isso tem conseqüências.
ZH — Você já tinha recebido esse tipo de crítica?
Shana — Crítica sempre há, mas algo que repercutisse tanto assim foi a primeira vez. Creio que tenha sido por causa do momento, da Copa do Mundo, em que a nação está muito efervescente. Sou a favor de torcer para a Seleção, pois os problemas dos gastos da Copa não nos fazem deixar de gostar de futebol. A diferença está nas atitudes de cada um, nos nossos votos. Acho que é um momento de reflexão sobre o país. Tomara que nos demos conta de que somos capazes de transformar o Brasil.
por Fernanda da Costa
Fonte e texto: Zero Hora
Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no Facebook:
#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio
Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no TWITTER:
#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio
Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana Farroupilha, CTG, rodeio, baile, ENART, prenda, peão, cavalos, Freio de Ouro, festas típicas, festivais de música, agenda de artistas, turismo e muito mais...

Comentários
Postar um comentário