GANHE 5% DE DESCONTO

CATÁLOGO DE PREÇOS ATACADO

Hino Rio-grandense: primeira execução



Primeira Execução do Hino Rio-grandense

A 30 de Abril de 1838, os farroupilhas obtiveram uma de suas maiores vitórias em todo o decênio revolucionário: a conquista da vila legalista de Rio Pardo. Em meio à euforia do triunfo, eles se deram conta de que havia sido aprisionada a banda militar do 2º Batalhão Imperial de Caçadores e seu respectivo maestro, Joaquim José Mendanha. Então lhe deram o encargo de compor a música do Hino da República Rio-Grandense. Historiadores afirmam ter acontecido a primeira execução em 5 ou 6 de Maio de 1838.

Apesar da denominação de "Hino Farroupilha", popularmente, é chamado de "Hino Rio-grandense". Em 1934 o hino sofreu alterações sob a revisão do maestro Antonio Tavares Corte Real, que lhe adaptou aos versos de Francisco Pinto da Fontoura, bem como realizou pequenos reparos de ordem rítmica para acentuar o caráter marcial.


Fonte e texto: Blog do MTG-RS


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.

Comentários

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página