Manifesto Campeiro em Defesa dos Rodeios



Manifesto pró rodeios reúne 2 mil em Novo Hamburgo

Mais de duas mil pessoas participaram ontem à noite, em Novo Hamburgo, da segunda edição do Manifesto Campeiro em Defesa dos Rodeios. A iniciativa de músicos nativistas e da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande tem por objetivo protestar contra o projeto no Congresso, que pode acabar com o rodeio crioulo no Rio Grande do Sul. Parte da renda foi destinada à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Os shows, que aconteceram simultaneamente nos dois galpões do CTG, ficaram por conta dos grupos Os Serranos, Os Monarcas,  João Luiz Corrêa, Tchê Barbaridade e Os 4 Gaudérios. O CTG ficou lotado. Foi uma noite repleta de discursos em favor de uma tradição que reúne cerca de 1,2 milhão de pessoas no Rio Grande do Sul. Na alta temporada, que vai de outubro a maio, são cerca de 40 festas campeiras por mês.

Ao abrir a noite, o diretor do grupo Os Serranos, Edson Dutra, apresentou uma música que o conjunto preparou, em protesto contra o Projeto de Lei que proíbe a perseguição de animais em rodeios. “O gaúcho de verdade ama os animais, ao contrário do que preconiza este deputado”, afirmou, em discurso.

O presidente do MTG Erival Bertolini participou do manifesto. Ele confirmou para o dia 6, em Goiás, um encontro entre dirigentes da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) para discutir o assunto. Depois, Bertolini deve se reunir, em Brasília, com o deputado Ricardo Tripoli (PSDB/SP), autor do projeto. “Se não fossem os rodeios, para onde iria essa juventude que está livre das drogas e dos maus costumes”, questionou, em pronunciamento no CTG.

Fonte e texto: G1 - Repórter Farroupilha - Giovani Grizotti 


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.

Comentários

CATÁLOGO DE PREÇOS ATACADO

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página