Eletrocardiograma à distância no RS
Nova Central de Telecardiologia fará diagnósticos à distância
A transmissão à distância de eletrocardiogramas e orientação terapêutica especializada em casos graves ganha uma nova estrutura a partir desta quinta-feira, 30. Será inaugurado, pelo Governo do Estado, uma nova sede do Centro de Telessaúde, no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

O projeto foi lançado em 2009 e o treinamento será realizado, inicialmente, em 30 municípios. Com o novo centro, a perspectiva é ampliar a rede para até 70 cidades até o final de 2010.
Procedimento
Depois de atendido e medicado, no momento de grande risco, o paciente, se necessário, será encaminhado para tratamento em um centro maior. Assim, o Estado diminuirá a mortalidade e as complicações futuras de inúmeras enfermidades. Doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 30% da mortalidade total de gaúchos, e o atendimento ao paciente, principalmente nas primeiras horas, é considerado fundamental.
O coordenador do Centro de Telecardiologia, o médico Adolfo Sparenberg, destaca que a unidade contará agora com uma equipe própria. Até então, especialistas do Instituto de Cardiologia dividiam o seu trabalho na entidade para prestar atendimento às demandas encaminhadas pelo projeto. "Teremos uma central 24 horas, sete dias por semana, exclusiva para atender os casos de urgência e dar uma segunda opinião médica", afirma Sparenberg.
Texto: Vanessa Kannenberg do Portal Gaz
Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEED, FACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Um abraço e muito obrigado por visitar o blog.
Meu caro amigo Paulo, boa noite!!!
ResponderExcluirQue boa notícia!!!
Tudo que for em beneficio da saúde é bem vindo, principalmente porque vai atender os casos em lugares de difícil acesso. A tecnologia vai avançando em todas as áreas e a área da saúde não poderia ficar de fora.
Parabéns pela excelente postagem!!!
Grande abraço e muita paz!!!
Olá Paulo querido!
ResponderExcluirQue bom ainda poder ler notícias úteis como essa! Deveria ser um grande exemplo para todo o Brasil! Os recursos destinados à saúde dariam para fazer muito mais do que vemos por aí. Fico feliz em saber que ao menos, em algum lugar, saúde é levado à sério!
Grande beijo,
Jackie
Bem, acho interessante, mas como funciona isso mesmo, la no local distante é necessário ter internet?
ResponderExcluirOlá Edu,
ResponderExcluirOlá,
tecnologia tem avanços deste tipo, talvez o que falte é vontade e dinheiro para investir.
Abr.
Paulo
Olá Jackie,
ResponderExcluiraos poucos as coisas acontecem, mas deveriam ser mais aceleradas.
Bju
Paulo
Olá Joselito,
ResponderExcluiresta é a pequena falha do programa, pois necessita de internet. Por outro lado, temos internet via rádio e outras tantas que podem auxiliar.
Obrigado pela participação.
Abr.
Paulo