Festa da Laranja

Inicia no próximo mês, dia primeiro de julho, a 8ª Festa da Laranja em Irai. A feira é o maior evento do município e um dos maiores da região norte do estado. Na edição de 2009 o evento contou com mais de cem expositores nas áreas agropecuária, industrial, comercial e artesanal. 
De acordo com o secretario de Turismo, indústria e comercio e coordenador da 8ª festa da laranja Nereu Negrello, os preparativos estão dentro do cronograma dos organizadores, ele destaca ainda que mais de 70% dos stands da feira já foram comercializados.



Histórico da festa: no início da década de noventa o plantio comercial da laranja no município de Iraí se tornou uma das principais fontes de renda para diversos produtores rurais. Tendo em vista a importância da comercialização e visando a complementação do programa de citricultura desenvolvido pela Emater/Ascar-RS  e Secretaria de Agricultura e Eletrificação Rural aos pequenos produtores, no ano de 1994 surge a 1ª Festa da Laranja – Exposição Feira, Agropecuária, Comercial, Industrial e Artesanal de Iraí para mostrar a potencialidade e a qualidade da fruta no município e na região.

O evento ocorre de dois em dois anos e está na sua oitava edição. Continua sendo de suma importância, pois nela os produtores de laranja podem mostrar não só o fruto, mas seus derivados, que são produzidos artesanalmente pelas famílias, meses antes, para comercialização nos dias da realização do evento, além da projeção de vendas futuras através dos contatos obtidos com empresas do ramo.

O município possui 930 pequenas propriedades rurais tendo na citricultura uma boa alternativa de diversificação e renda para a pequena propriedade.

O município de Iraí conta com um microclima favorável a cultura de citrus, tendo um diferencial na produção de ótima qualidade, com sabor diferenciado, com alto grau de doçura e com bom tamanho, o que facilita a comercialização.

Entre as principais espécies cultivadas são a laranja Valência, laranja de Umbigo, a laranja Comum, bergamota Ponkan, bergamota Montenegrina, bergamota Murcott e o limão Tahiti.



Comentários

CATÁLOGO DE PREÇOS ATACADO

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página