GANHE 5% DE DESCONTO

CATÁLOGO DE PREÇOS ATACADO

Mercado Público

Histórico do Mercado Público de Porto Alegre


O primeiro Mercado Público de Porto Alegre foi construído em 1842. O prédio ficava localizado na Praça Paraíso (hoje Praça XV) e foi entregue em 1844, funcionando até 1870.

As primeiras referências para a construção do novo mercado datam de 1857, e o terreno escolhido é uma área conquistada do Guaíba. O aterro já havia sido executado em 1852, servindo para a abertura da Rua Nova (hoje Sete de Setembro) e instalação da atual Praça Parobé.

Em 1860 são realizados estudos e orçamentos para o novo prédio, e no ano seguinte uma comissão de vereadores aprova o projeto do engenheiro Frederico Heydtmann. A inauguração do Mercado Público Central ocorre em 3 de outubro de 1869.

O prédio foi ocupado pelo comércio, hotéis e estabelecimentos de prestação de serviços. Uma praça arborizada que deveria ficar no pátio central, acabou cedendo espaço para as atividades comerciais, fazendo com que em 1886 fossem edificados 4 chalés de madeira neste espaço. Entre 1910 e 1914 é feita a construção do segundo pavimento, destinado a escritórios.

Em 1912, um incêndio destrói os chalés do pátio central, exigindo novas edificações. A enchente de 1941 também prejudica o prédio.

Em 1979 é aprovada a lei que tomba o Mercado Central como Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Porto Alegre. Em 1991 inicia uma grande obra de restauração e remodelagem do prédio, durando até março de 1997. O Mercado ganha uma cobertura, sistema de gás centralizado, elevadores e escadas rolantes. Entretanto, a arquitetura original é preservada, assim como sua tradicional cor amarelo ouro.

Hoje, o Mercado Público abriga 106 lojas que oferecem especiarias e produtos típicos da terra gaúcha. Restaurantes, lanchonetes e sorveterias complementam a oferta de bens e serviços.
Situa-se no Largo Glênio Peres.



Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (http://www.twitter.com/pithanpilchas), RSS FEED, FACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.

Um abraço e muito obrigado por visitar o blog.

Comentários

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página